Call us toll free: +1 800 789 50 12
Top notch Multipurpose WordPress Theme!

Oficinas


REALIZAÇÃO DE FILMES COM CELULAR

16, 17 e 18 de setembro | Bem Tv

O celular tem se tornado objeto cada vez mais indispensável no dia-à-dia, tanto para fins de trabalho como lazer. Nessa oficina, pensaremos e discutiremos coletivamente os desdobramentos simbólicos e práticos deste dispositivo na maneira de se lidar com o audiovisual. A grande questão a ser trabalhada e refletida é: se temos uma câmera que cabe no bolso e acessível em instantes, por que os projetos produzidos com ela, além de terem potência de viralizar na internet, não poderiam ocupar espaços ditos cinematográficos também?

Dia 1 - O celular e suas mídias

Conversa livre sobre como usamos o audiovisual no cotidiano. Apresentação de projetos realizados com celular (de filmes com algum investimento até filmes sem orçamento nenhum) e noções de linguagem cinematográfica. 

Dia 2 - Atividade de campo: práticas de filmagem com o celular. 

Exercícios de captação, edição e montagem na própria câmera-móvel.

Dia 3 - Exibição dos curtas produzidos e reflexões

Tragam seu celular!

Hiran Matheus

Hiran Matheus é um realizador cinematográfico formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Realizou boa parte de suas produções através de câmeras de celular, conseguindo visibilidade em festivais e mostras tanto nacionais quanto internacionais. O uso do celular como dispositivo catalisador de audiovisual é também interesse de pesquisa e didática do cineasta.


OFICINA DE ROTEIRO PARA LONGA-METRAGEM: POSSIBILIDADES DE ESTRUTURA

16, 17 e 18 de setembro

Com o intuito de estimular e discutir a escrita de longas-metragens no meio universitário, a oficina apresenta possibilidades de estrutura e ferramentas narrativas que podem ser usadas também para o desenvolvimento e análise de histórias em outros formatos.

Dia 1 - A Promessa da Virgem

A narrativa mítica e os arquétipos de energia feminina. Introdução e discussão da estrutura de jornada interna proposta pela autora Kim Hudson, em oposição à teórica universalidade da “Jornada do Herói”.

Dia 2 - A Abordagem em 8 Sequências

Estruturando uma história em (não necessariamente) 8 sequências, a partir do processo de escrita e análise do livro de Paul Gulino. Debate sobre as diferenças e intersecções das estruturas apresentadas. Proposta para que os alunos escrevam uma sinopse para o próximo encontro.

Dia 3 - Leitura e discussão das sinopses escritas

Alice Name-Bomtempo

Formada em Cinema e Audiovisual pela UFF, roteirista dos longas “Modo Avião” (Netflix) e “Quem Nunca?” (Netflix) e da série “Vai Que Cola”(Multishow). Desenvolve seu primeiro longa como diretora “Tempestade” (Talents Buenos Aires - Ateliers Proyectos en Desarrollo; Curitiba_Lab) e escreveu e dirigiu os curtas “Todas As Memórias Falam de Mim” e “Na Esquina da Minha Rua Favorita com a Tua”. Foi assistente de roteiro de séries como “Magnífica 70” (HBO).