Call us toll free: +1 800 789 50 12
Top notch Multipurpose WordPress Theme!

FBCU nas escolas

Nesta edição, o Festival Brasileiro de Cinema Universitário irá expandir seu universo de formação. Além da exibição da já reconhecida produção fílmica das universidades, haverá oficinas de cinema em várias escolas de Niterói. Serão mais de oitenta educandos que terão contatos iniciais com a arte cinematográfica e poderão produzir seus primeiros filmes.
O Colégio Estadual Guilherme Briggs, o Colégio Estadual Hilário Ribeiro, o Colégio Estadual Joaquim Távora e a Escola Municipal Alberto Francisco Torres sediarão as atividades, e os ministrantes das oficinas serão todos egressos do curso de Cinema – Licenciatura. Dessa forma, o festival irá aproximar o conhecimento universitário da educação básica e expandir a sua tendência de oferecer as primeiras oportunidades para quem está iniciando seus trabalhos no cinema. Sejam educadores, sejam educandos.


Colégio Estadual Guilherme Briggs

Data: 04 a 06 de setembro

Ministrante da Oficina - Tatiana Del Gadelha

Formada em Licenciatura em Cinema e Audiovisual pela UFF. Durante a graduação, iniciou sua prática docente enquanto bolsista do PIBID e sua pesquisa em documentário híbrido. Atualmente é Mestranda de Artes Visuais no PPGAV e estuda a relação entre o documentário e as transformações imagéticas da sociedade.

Assistente da Oficina – Bruna Massa

Estudante do 6º

Colégio Estadual Joaquim Távora

Data: 04 a 06 de setembro

Ministrante da Oficina - Rosa Miranda

Rosa Miranda primeira mulher negra formada em licenciatura em cinema no Brasil, realizadora e arte educadora. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Cinema e Vídeo pela UFF, pesquisadora de cinema negro feminino.

Assistente da Oficina - Alice Barbiére

Estudante do 2º período de Cinema - Licenciatura da UFF

Colégio Estadual Hilário Ribeiro

Data: 09 a 11 de setembro

Ministrante da Oficina - Pedro Alves

Pedro Alves é licenciado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Através da realização de filmes, principalmente universitários, adquiriu experiência nas diversas áreas da produção audiovisual e busca compartilhá-la com seus educandos. A relação entre cinema e infância foi o seu objeto de estudo, tanto no ambiente teórico da sua monografia, quanto no prático durante o seu estágio de docência na Educação Infantil. Atua como crítico e roteirista.

Assistente da Oficina - João Fonseca

Estudante do 2º período de Cinema - Licenciatura da UFF

Colégio Municipal Alberto Francisco Torres

Data: 03 a 05 de setembro

Ministrante da Oficina - João Paulo Barreto Dias

Educador em cinema e historiador, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) nos cursos de licenciatura e bacharelado em História e licenciatura em Cinema e Audiovisual. Atualmente cursa o bacharelado em Cinema e Vídeo na mesma universidade e também a especialização em Ensino Contemporâneo de Arte na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalha, principalmente, nas áreas de produção, roteiro, cinema-educação e som, atuando como pesquisador e técnico de som em diversos projetos audiovisuais.

Assistente da Oficina - Clara Couto

Estudante do 2º período de Cinema Licenciatura na UFF