Call us toll free: +1 800 789 50 12
Top notch Multipurpose WordPress Theme!

Niterói: Cidade do Audiovisual

O programa “Niterói: Cidade do Audiovisual” foi concebido a partir da convicção de que nossa cidade tem uma relação estreita com o cinema. A maior prova disso é que aqui está sediado o mais duradouro curso de graduação em cinema do Brasil, que funciona há 50 anos na Universidade Federal Fluminense, formando profissionais de destaque na cinematografia nacional e internacional.

O Edital de Fomento ao Audiovisual de Niterói, desenvolvido pela Secretaria Municipal das Culturas e pela Fundação de Arte de Niterói, tem como prerrogativa reconhecer e incentivar os talentos formados na cidade: 52% dos roteiristas e 43% dos diretores contemplados na primeira seleção pública são alunos ou ex-alunos da UFF. Nada mais coerente do que apoiar, por meio do mesmo Edital, o Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que chega à sua 21ª edição. O Festival foi criado por estudantes da UFF e, além de funcionar como uma plataforma de difusão da produção universitária brasileira, é um ambiente propício para encontros, trocas e
discussões a respeito dos mais importantes temas relativos ao audiovisual.
Vida longa ao FBCU e sucesso aos estudantes que dão vida à sua programação.

André Diniz
Presidente da Fundação de Arte de Niterói – FAN
Victor De Wolf
Secretário das Culturas

De dois em dois, chegamos aos 21

Após os hiatos de 2016 e 2018, depois de 24 anos de estrada, o Festival Brasileiro de Cinema Universitário chega com muita garra a sua 21ª edição. Seguimos juntos, buscando estratégias e ideias para viabilizar esse super encontro imersivo de estudantes de todo Brasil para trocas de filmes e experiências. 

Em 2019, toda nossa programação será realizada em Niterói, com o inestimável apoio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói. Como em edições anteriores, nos reuniremos diariamente no Cine Arte UFF, confabulando em favor do cinema nacional e do ensino universitário de qualidade. Para apresentar o potencial da produção audiovisual universitária brasileira e firmar sua importância frente ao desmonte do ensino e da cultura no país, ocuparemos também espaços abertos, Museus e Escolas em busca de novos públicos, diálogos e pontes, que resgatem a importância de criar novos imaginários, representações e ideias de futuro.

A Mostra Competitiva apresentará 25 curtas de cursos universitários de todo país, alguns com longa tradição na produção audiovisual e na participação no FBCU; outros cuja produção nos era inédita até essa edição. Nas Mostras Panorama Nacional, Panorama Rio-Niterói e Infanto-juvenil, procuramos apresentar uma parcela mais representativa do diverso material que recebemos entre as muitas inscrições deste ano. Contamos ainda com a Oficina Filmes de Gaveta, Oficinas de Roteiro e de Produção de Filmes com Celular, além da homenagem à professora Dra. Marília Franco e à atriz Léa Garcia.

Esta edição representa, para nós, uma possibilidade de reorganização e criação conjunta, para irmos de encontro ao que somos capazes quando trabalhamos juntos.