FBCU nas escolas
Nesta edição, o Festival Brasileiro de Cinema Universitário irá expandir seu universo de formação. Além da exibição da já reconhecida produção fílmica das universidades, haverá oficinas de cinema em várias escolas de Niterói. Serão mais de oitenta educandos que terão contatos iniciais com a arte cinematográfica e poderão produzir seus primeiros filmes.
O Colégio Estadual Guilherme Briggs, o Colégio Estadual Hilário Ribeiro, o Colégio Estadual Joaquim Távora e a Escola Municipal Alberto Francisco Torres sediarão as atividades, e os ministrantes das oficinas serão todos egressos do curso de Cinema – Licenciatura. Dessa forma, o festival irá aproximar o conhecimento universitário da educação básica e expandir a sua tendência de oferecer as primeiras oportunidades para quem está iniciando seus trabalhos no cinema. Sejam educadores, sejam educandos.
Colégio Estadual Guilherme Briggs
Data: 04 a 06 de setembro
Ministrante da Oficina - Tatiana Del Gadelha
Formada em Licenciatura em Cinema e Audiovisual pela UFF. Durante a graduação, iniciou sua prática docente enquanto bolsista do PIBID e sua pesquisa em documentário híbrido. Atualmente é Mestranda de Artes Visuais no PPGAV e estuda a relação entre o documentário e as transformações imagéticas da sociedade.
Assistente da Oficina – Bruna Massa
Estudante do 6º
Colégio Estadual Joaquim Távora
Data: 04 a 06 de setembro
Ministrante da Oficina - Rosa Miranda
Rosa Miranda primeira mulher negra formada em licenciatura em cinema no Brasil, realizadora e arte educadora. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Cinema e Vídeo pela UFF, pesquisadora de cinema negro feminino.
Assistente da Oficina - Alice Barbiére
Estudante do 2º período de Cinema - Licenciatura da UFF
Colégio Estadual Hilário Ribeiro
Data: 09 a 11 de setembro
Ministrante da Oficina - Pedro Alves
Pedro Alves é licenciado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Através da realização de filmes, principalmente universitários, adquiriu experiência nas diversas áreas da produção audiovisual e busca compartilhá-la com seus educandos. A relação entre cinema e infância foi o seu objeto de estudo, tanto no ambiente teórico da sua monografia, quanto no prático durante o seu estágio de docência na Educação Infantil. Atua como crítico e roteirista.
Assistente da Oficina - João Fonseca
Estudante do 2º período de Cinema - Licenciatura da UFF
Colégio Municipal Alberto Francisco Torres
Data: 03 a 05 de setembro
Ministrante da Oficina - João Paulo Barreto Dias
Educador em cinema e historiador, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) nos cursos de licenciatura e bacharelado em História e licenciatura em Cinema e Audiovisual. Atualmente cursa o bacharelado em Cinema e Vídeo na mesma universidade e também a especialização em Ensino Contemporâneo de Arte na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalha, principalmente, nas áreas de produção, roteiro, cinema-educação e som, atuando como pesquisador e técnico de som em diversos projetos audiovisuais.
Assistente da Oficina - Clara Couto
Estudante do 2º período de Cinema Licenciatura na UFF
REALIZAÇÃO DE FILMES COM CELULAR
16, 17 e 18 de setembro | Bem Tv
O celular tem se tornado objeto cada vez mais indispensável no dia-à-dia, tanto para fins de trabalho como lazer. Nessa oficina, pensaremos e discutiremos coletivamente os desdobramentos simbólicos e práticos deste dispositivo na maneira de se lidar com o audiovisual. A grande questão a ser trabalhada e refletida é: se temos uma câmera que cabe no bolso e acessível em instantes, por que os projetos produzidos com ela, além de terem potência de viralizar na internet, não poderiam ocupar espaços ditos cinematográficos também?
Dia 1 - O celular e suas mídias
Conversa livre sobre como usamos o audiovisual no cotidiano. Apresentação de projetos realizados com celular (de filmes com algum investimento até filmes sem orçamento nenhum) e noções de linguagem cinematográfica.
Dia 2 - Atividade de campo: práticas de filmagem com o celular.
Exercícios de captação, edição e montagem na própria câmera-móvel.
Dia 3 - Exibição dos curtas produzidos e reflexões
Tragam seu celular!
Hiran Matheus
Hiran Matheus é um realizador cinematográfico formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Realizou boa parte de suas produções através de câmeras de celular, conseguindo visibilidade em festivais e mostras tanto nacionais quanto internacionais. O uso do celular como dispositivo catalisador de audiovisual é também interesse de pesquisa e didática do cineasta.
OFICINA DE ROTEIRO PARA LONGA-METRAGEM: POSSIBILIDADES DE ESTRUTURA
16, 17 e 18 de setembro
Com o intuito de estimular e discutir a escrita de longas-metragens no meio universitário, a oficina apresenta possibilidades de estrutura e ferramentas narrativas que podem ser usadas também para o desenvolvimento e análise de histórias em outros formatos.
Dia 1 - A Promessa da Virgem
A narrativa mítica e os arquétipos de energia feminina. Introdução e discussão da estrutura de jornada interna proposta pela autora Kim Hudson, em oposição à teórica universalidade da “Jornada do Herói”.
Dia 2 - A Abordagem em 8 Sequências
Estruturando uma história em (não necessariamente) 8 sequências, a partir do processo de escrita e análise do livro de Paul Gulino. Debate sobre as diferenças e intersecções das estruturas apresentadas. Proposta para que os alunos escrevam uma sinopse para o próximo encontro.
Dia 3 - Leitura e discussão das sinopses escritas
Alice Name-Bomtempo
Formada em Cinema e Audiovisual pela UFF, roteirista dos longas “Modo Avião” (Netflix) e “Quem Nunca?” (Netflix) e da série “Vai Que Cola”(Multishow). Desenvolve seu primeiro longa como diretora “Tempestade” (Talents Buenos Aires - Ateliers Proyectos en Desarrollo; Curitiba_Lab) e escreveu e dirigiu os curtas “Todas As Memórias Falam de Mim” e “Na Esquina da Minha Rua Favorita com a Tua”. Foi assistente de roteiro de séries como “Magnífica 70” (HBO).
FILMES DE GAVETA
12, 13, 16, 17 e 18 de setembro | NPD Niterói
Em sua segunda edição, depois de uma experiência bem sucedida no último FBCU, a Oficina Filmes de Gaveta se apresenta como uma proposta inédita em festivais universitários. O objetivo do projeto é resgatar filmes não concluídos por estudantes durante seu período de graduação, seja pelas condições de captação, montagem ou finalização e trazê-los para debate, de forma a desenvolver novas soluções para tirá-los da gaveta.
Projetos selecionados:
Construção, de Leonardo Santos da Rosa / Cinema e Audiovisual - Universidade Federal
de Pelotas.
Caixeiro-viajante, de Luiz Todeschini / Cinema e Audiovisual - UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-americana
Estrada, de Bernardo Tavares / Cinema - PUC - Rio
A Jovem Democracia, de Kamilla Medeiros / Comunicação Social - Escola Porto Iracema das Artes
Vazio Abstrato, Vazio Concreto, de Andrei Bueno Carvalho e Lucas Carrera / Cinema e Vídeo - UNESPAR
Giuliano Gerbasi
Formado em Rádio e TV pela UNESP, dirigiu e montou seu primeiro curta-metragem em 2008, exibido em Gramado e em outros festivais. Nos anos seguintes trabalhou com edição em comerciais e filmes concerto, além de dirigir e montar videoclipes e institucionais. Em 2016 dirigiu e editou a série de 35 episódios “Guilherme Arantes – As histórias”, sobre a extensa carreira do compositor, lançada em 2018. Neste ano montou “Desterro” de Caroline D’Ávila e Sandro Langer e realizou o documentário “Comissão de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ - 10 anos de luta”, junto a Ricardo Fogliatto e Lucas Andrade. Em co-direção com Wally Araújo realizou “Amanhã”, curta-metragem experimental que esteve na abertura da Mostra do Filme Livre 2019.
Atualmente continua a trabalhar com montagem e direção e finaliza o longa-metragem “Supercordas Rumo à Terra Sem Mal” e o média-metragem “Uma Virada de Cores”, filme sobre o projeto social de mesmo nome que promoveu oficinas de grafitti para jovens em Heliópolis, São Paulo.
MASTERCLASS COM A Profª Dra. Marília Franco
Cinema e Educação
SEXTA | 13 de setembro | 15h
Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) – Auditório